GÊNEROS
DO DISCURSO
O gênero do discurso se
materializa linguisticamente através dos textos, os quais são compostos por
estruturas chamados Gêneros Textuais. Esses gêneros referem-se a diferentes
formas de expressão textual e podem ser literários e não literário isso porque
cada gênero possui sua característica, forma e estilo.
São três os elementos que
compõem os tipos de gêneros: conteúdo temático, forma composicional e estilo.
No quadro abaixo podemos
observar algumas características de cada
um dos gêneros utilizados para a produção escrita da atividade do Modulo 3 no Curso de Leitura e Escrita em Contexto
Digital:
- Conversa telefônica
- Interrogatório
- Noticia de Jornal popular
- Noticia de Jornal para
classes A e B
- Crônica
Nos do Grupo 2 fomos
responsáveis por construir o seguinte gênero: Noticia de Jornal para classes A
e B. Para construir este texto deveríamos seguir as seguintes ações:
ABRE OS OLHOS;
-CONSULTA O RELÓGIO DE CABECEIRA;
- LEVANTA-SE;
-VAI AO BANHEIRO;
-ESCOVA OS DENTES;
-LAVA – ROSTO;
-OUVE A CAMPAINHA DA PORTA;
-ENXUGA-SE ÀS PRESSAS;
-SAI DO BANHEIRO;
-CAMINHA ATÉ A PORTA;
-DESTRANCA A FECHADURA;
-ABRE A PORTA;
-VÊ UM HOMEM CAÍDO NA SOLEIRA;
-CORRE O OLHAR EM TORNO;
-CONSTATA QUE NÃO HÁ NINGUÉM MAIS NO CORREDOR;
- ABAIXA-SE;
-TOCA O HOMEM COM OS DEDOS;
-SENTE QUE O CORPO ESTÁ FRIO E RÍGIDO;
-PERCEBE QUE É UM CADÁVER;
-CORRE PARA O TELEFONE;
-DISCA O NÚMERO DA CENTRAL DA POLÍCIA.
Sequência
de eventos retirada de LAGE, Nilson. Estrutura da notícia. São Paulo: Ática, 2006.
p. 21-22
O texto proposto baseou-se
nesta sequencia do relato das ações, porém não era necessário incluir todas as
ações, poderíamos desconsiderar algumas e incluir outras, acrescentar fatos e
informações que o tipo de gênero viesse exigir. Deveríamos usar nossa
criatividade literária e nosso conhecimento de mundo na produção. Tivemos que
refazer alguns textos, o que foi um desafio, mas percebemos que na reconstrução
dos textos nos fez reconstruírem textos mais interessantes. O resultado está nas
noticias que podem ler e comenta. Não é diferente do desafio que damos
diariamente para nossos alunos, com a diferença que somos hoje aprendizes de um
novo aprendizado.
(por Rita de Cassia B.
Meola)
Nenhum comentário:
Postar um comentário