domingo, 4 de novembro de 2012

NOTICIA PARA CLASSES A e B


TURISTA  ESPANHOL ENCONTRADO MORTO MISTERIOSAMENTE NO RIO DE JANEIRO

ENTRADA: Juan Manuel Hernandez, 43 anos, espanhol de Barcelona, turista na cidade do Rio de Janeiro, que estava hospedado no Hotel Copacabana Palace foi encontrado morto já em estado de rigidez cadavérica, por uma moradora do Bairro de Realengo que se despertava na manhã de 27 de outubro de 2012 ao abrir sua porta ao toque da campainha.

No dia 27 de Outubro as 06h30min da manhã, na Rua Cantagalo, n° 232, Bairro do Realengo, Rio de Janeiro, o turista espanhol Juan Manual Hernandez foi encontrado morto e de maneira  misteriosa pela moradora deste endereço Maria Augusta Santana, 32 anos, que se despertava para ir ao trabalho. De acordo com o depoimento de Maria Augusta, ela se despertou e foi  para o banheiro lavar o rosto e escovar os dentes, quando ouviu o toque de sua campainha. Enxugou-se as pressas saiu do banheiro e foi rapidamente em direção à porta para ver de quem se tratava. Ela disse que neste mesmo horário seu marido tem o hábito de chegar do trabalho de Guarda Noturno, por isso não se hesitou ao toque da campainha. Abriu a porta e se deparou com um corpo de um homem caído na soleira. Olhou ao redor e não viu ninguém pelas proximidades. Tocou o homem e sentiu que o mesmo já apresentava uma rigidez cadavérica, como se já houvesse algum tempo de morte. Não hesitou e chamou o Departamento de Policia que chegou e já começou a investigar o caso. De acordo com os Peritos que estavam no local as primeiras investigações apontaram que Juan Manuel estava hospedado no Hotel Copacabana Palace com alguns turistas visitando pela primeira vez o Rio de Janeiro. Por volta das 19.30h do dia 26 de Outubro Juan decidiu sair para fazer um passeio no calçadão não retornando mais ao Hotel. Investigação aponta que Juan Manuel Hernandez já estava morto desde 2 horas da manhã, foi encontrado com todos seus documentos e uma quantidade considerável de dinheiro. Fica um mistério a resolver. Quem matou e levou o corpo de Juan Manuel para aquela casa no Bairro de Realengo e por que. Segue as investigações.

(NOTICIA PRODUZIDA POR RITA DE CASSIA BUENO MEOLA)

GENEROS DO DISCURSO


GÊNEROS DO DISCURSO

O gênero do discurso se materializa linguisticamente através dos textos, os quais são compostos por estruturas chamados Gêneros Textuais. Esses gêneros referem-se a diferentes formas de expressão textual e podem ser literários e não literário isso porque cada gênero possui sua característica, forma e estilo.

São três os elementos que compõem os tipos de gêneros: conteúdo temático, forma composicional e estilo.

No quadro abaixo podemos observar algumas  características de cada um dos gêneros utilizados para a produção escrita da atividade do Modulo 3  no Curso de Leitura e Escrita em Contexto Digital:

- Conversa telefônica

- Interrogatório

- Noticia de Jornal popular

- Noticia de Jornal para classes A e B

- Crônica

 

Nos do Grupo 2 fomos responsáveis por construir o seguinte gênero: Noticia de Jornal para classes A e B. Para construir este texto deveríamos seguir as seguintes ações:

 

ABRE OS OLHOS;

-CONSULTA O RELÓGIO DE CABECEIRA;

- LEVANTA-SE;

-VAI AO BANHEIRO;

-ESCOVA OS DENTES;

-LAVA – ROSTO;

-OUVE A CAMPAINHA DA PORTA;

-ENXUGA-SE ÀS PRESSAS;

-SAI DO BANHEIRO;

-CAMINHA ATÉ A PORTA;

-DESTRANCA A FECHADURA;

-ABRE A PORTA;

-VÊ UM HOMEM CAÍDO NA SOLEIRA;

-CORRE O OLHAR EM TORNO;

-CONSTATA QUE NÃO HÁ NINGUÉM MAIS NO CORREDOR;

- ABAIXA-SE;

-TOCA O HOMEM COM OS DEDOS;

-SENTE QUE O CORPO ESTÁ FRIO E RÍGIDO;

-PERCEBE QUE É UM CADÁVER;

-CORRE PARA O TELEFONE;

-DISCA O NÚMERO DA CENTRAL DA POLÍCIA.

Sequência de eventos retirada de LAGE, Nilson. Estrutura da notícia. São Paulo: Ática, 2006. p. 21-22

 

 

O texto proposto baseou-se nesta sequencia do relato das ações, porém não era necessário incluir todas as ações, poderíamos desconsiderar algumas e incluir outras, acrescentar fatos e informações que o tipo de gênero viesse exigir. Deveríamos usar nossa criatividade literária e nosso conhecimento de mundo na produção. Tivemos que refazer alguns textos, o que foi um desafio, mas percebemos que na reconstrução dos textos nos fez reconstruírem textos mais interessantes. O resultado está nas noticias que podem ler e comenta. Não é diferente do desafio que damos diariamente para nossos alunos, com a diferença que somos hoje aprendizes de um novo aprendizado. 

(por Rita de Cassia B. Meola)